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VOCÊ CONHECE O SUPORTE AO FRANQUEADO?

Ter sucesso na vida profissional e aumentar os lucros é a grande conquista a ser alcançada. Mas não é por isso que o profissional entende de gestão e é aí que a importância do suporte ao franqueado entra, quando se trata de uma franquia.

Neste post, você entenderá como funciona esse serviço em uma rede franchising. Ademais, descobrirá os tipos de suporte às empresas franqueadas e os benefícios dessa ajuda – exemplos: serviço arquitetônico, setor de marketing e treinamento profissional.

Primeiramente, é importante entender que franqueadores e franqueados são parceiros de negócios e devem sempre se apoiar para buscar a melhoria de relacionamento com os clientes e entre si. No geral, isso é mediado pelo serviço de suporte à franquia, no qual as ferramentas permitem ao franqueador atender as demandas do franqueado, mantendo a comunicação clara.

Normalmente, o suporte possui uma central de atendimento, que é responsável pelas demandas do franqueado e pelo retorno sobre certas soluções envolvendo a franqueadora. Assim, é esperado que as dúvidas sejam resolvidas pelo serviço de apoio.

Entretanto, quais são os tipos de suporte que existem? Aqui vai:

O serviço pode ser tanto presencial quanto à distância, dependendo da demanda apresentada pelo empreendimento.

Normalmente, questões sobre operação são respondidas pela central de atendimento. Entretanto, ações de treinamento, por exemplo, costumam envolver o pessoal do suporte na franquia, quando são dadas as reuniões, palestras e conferências com a equipe responsável pela franqueada.

Ademais, você sabe quais são os benefícios que o suporte pode oferecer?

Além das opções de atendimento online e presencial, existem benefícios, como auxilio jurídico e ações de marketing, que devem ser sabidos por você antes de escolher pelo serviço na sua empresa. O suporte estará te acompanhando desde a escolha do ponto até o treinamento dos funcionários.

Dito isso, a escolha do local é um dos fatores essenciais para uma empresa ser bem-sucedida, mais um ponto em que o serviço de apoio auxilia o franqueado na hora da escolha, seja em shopping, galerias ou em ruas comerciais.

É tarefa do suporte avaliar o modelo de negócio, a projeção financeira, o público-alvo e outros determinantes operacionais para conseguir decidir qual local é o mais adequado para abertura da franquia.

A rede de franquias costuma ter um padrão arquitetônico que elabora projetos para os franqueados, ajudando a manter a imagem homogênea sobre a empresa em diversos pontos comerciais. Cabe ao suporte, ainda, ajustar o que for necessário para que tudo se encaixe no plano proposto pela empresa.

Não precisando se preocupar com o modelo arquitetônico, também não é necessário com o funcionamento e jurídico e administrativo da instituição, pois pensando nisso, o suporte dispõe de uma equipe de especialistas para mediar procedimentos legais, como conseguir CNPJ, registrar a firma na Junta Comercial da cidade e inscrevê-la  na Receita Federal.

Em outro momento, o setor jurídico auxilia nas questões legais de contratação de pessoal. Essa ajuda pode sugerir determinados perfis que a empresa procura, respeitando o plano de trabalho e hierarquia.

Agora, partindo para outro ponto, empresas devem investir no setor de marketing para atrair mais parceiros comerciais. E não seria diferente com os franqueados, os quais destinam um valor para a franqueadora alimentar o fundo de atração a novos clientes.

Nisso, o suporte concretiza ações de marketing para a franquia, subindo os números que alimentam a visibilidade da empresa com campanhas em meios de comunicação, como redes sociais (muito forte atualmente, devido à tecnologia), televisão, radio e afins.

Já voltado para a equipe de trabalho, as empresas oferecem treinamento para focar na qualidade e profissionalismo. Para ajudar os franqueados, a central de atendimento oferece capacitação para passar o know-how da marca franqueadora à gerência da nova franquia.

Dependendo da empresa, o treinamento pode ocorrer por vídeos, conferências online, palestras e reuniões presenciais, tudo isso para compartilhar os valores da marca a ser empreendido.

Para continuar com o padrão da empresa também no atendimento, indica-se o uso de manuais, com os quais é possível resolver demandas sem perder tempo. Os documentos organizam várias questões sobre procedimentos internos e externos que auxiliam a dar unidade à rede de franchising.

Depois de todas as informações, o que deve ser analisado para escolher um bom suporte? Para isso, basta analisar o desempenho das empresas que oferecem ao setor e os benefícios que elas propõem à rede de franqueados.

Então, opte por um serviço de apoio que possa responder às demandas da sua empresa rapidamente e de forma confiável, além de manuais que auxiliam a manter a unidade de procedimentos operacionais e, ainda, uma equipe jurídica sempre a disposição para resolver questões legais que possam surgir.

Pronto! Agora você já sabe mais sobre o suporte ao franqueado. Não se esqueça de avaliar todas as questões que considera importante, além de conseguir tirar todas suas dúvidas para um bom funcionamento entre equipe e negócio.

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