fbpx

NOSSO BLOG

Taxas cobradas pelas franquias: quais são e para que servem?

O franchising nada mais é que a autorização para utilização de uma marca, aplicação de seu know-how e exploração do seu modelo de negócio.

Modelo de negócio este que foi trabalhado por anos, para transmitir o conhecimento, estar sempre apresentando novidades, treinamentos, prestando suporte em diferentes áreas e investindo em marketing para manutenção e propagação da marca como um todo, favorecendo o modelo de negócio e seus franqueados. Todos esses esforços geram uma demanda e custos para manutenção, afinal, a franqueadora investe em diferentes áreas, gerando um custo de manutenção que automaticamente é repassado aos franqueados para terem acesso às novidades da franquia.

Antes de ingressar em uma franquia, é fundamental estar ciente de todas as suas regras, inclusive suas taxas. Por isso é importante solicitar e ler a COF (Circular de Oferta da Franquia), documento este que contém todas as informações pertinentes ao negócio e suas taxas. Ao assinar o contrato de compra, você estará assumindo a responsabilidade de uso de uma marca, e para que essa marca tenha sua manutenção, é importante que esteja ciente de qual é o objetivo dessas taxas.

Neste conteúdo você vai encontrar quais são as principais taxas e objetivo delas. Confira:

Taxa de Franquia

Essa taxa deve estar discriminada na COF, afinal ele é o primeiro investimento para entrar no modelo de negócio, devendo ser pago logo após a assinatura do contrato, pois é por meio dela que você adquire a liberdade de uso da marca. Esse valor é fixo e pago uma única vez.

Royalties

Diferente da Taxa de Franquia, o royalties é uma taxa mensal, cobrada em função da liberação da utilização contínua e acesso ao suporte e know-how. Essa taxa também é autorizada  por meio da lei de franquia, que segundo ela é uma “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”.

Fundo de Propaganda

Assim como os royalties, o fundo de propaganda também é uma taxa mensal que deve ser destinada à franqueadora, porém, seu objetivo é único e exclusivo para utilização de ações publicitárias que promovem a marca como um todo, e visa fortalecer a marca no mercado. 

A Sorrix Franquias estipula e descreve todas essas taxas em sua Circular de Oferta. 

Caso você queira saber quais são elas, entre em CONTATO conosco e saiba mais! 

 

26 de abril de 2022

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram