fbpx

NOSSO BLOG

Quanto custa uma franquia? Vou ter lucro?

O mercado nos dá muitas opções de investimentos. As franquias estão se tornando mais viáveis e seguras neste jogo de apostas. Abrir um negócio do zero e construir a imagem de uma marca pode levar anos, e é uma tarefa árdua, onde qualquer erro pode colocar tudo a perder. Em se tratando de uma franquia, você já começa contando com o poder de uma marca reconhecida no mercado, e que te fornece mais: seu know-how. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou em um estudo que o mercado de franquias no Brasil continua em ampla expansão.

Com tantos pontos positivos, muitas pessoas desistem de buscar uma franquia por pensar que o investimento deve ser alto. Este é um erro enorme que você não pode cometer. Existem franquias de diversos valores, das que você pode trabalhar de casa e investir algo em torno de 5 mil reais, até as redes mundialmente conhecidas (principalmente de alimentação) que podem chegar na casa dos milhões. Mas entre essa diferença enorme de preço tem muito espaço de mercado, e franquias de diversos tamanhos. Com certeza uma delas cabe no seu investimento, basta você procurar.

A estimativa do tempo para se ter lucro

É normal se você está estudando abrir uma franquia, ou um negócio no geral, se perguntar quanto tempo vai demorar para ter lucro. Não é possível chegar a um tempo exato, mas fazer uma estimativa, levando em conta algumas variáveis, como: o tipo do seu negócio, qual está sendo o seu investimento inicial, como está o mercado que você vai entrar, entre outros aspectos.

O que dá para saber logo de cara é que o retorno dificilmente será imediato. Em se tratando de franquia, o caminho pode ser um pouco mais curto, já que por ter uma marca conhecida vai haver uma facilidade em conquistar clientes e construir uma reputação. Será preciso fazer um bom trabalho de divulgação e retenção dos clientes.

Para aqueles que querem fazer os cálculos para ter a real estimativa do tempo para ter lucro existe o método Payback, que é utilizado por empresas de todos os portes. Ele mede o tempo médio de retorno do investimento, e ainda considera o risco do plano. Sua fórmula é:

Payback = investimento inicial / resultado médio do fluxo de caixa

Ilustrando com uma empresa que fez um investimento de R$80.000,00 com o resultado médio mensal do fluxo de caixa sendo R$3.000,00.

Payback = 80.000 / 3.000 = 26,7

Payback = 2 anos e 3 meses (aproximadamente 27 meses)

A partir daí o empresário saberá se tem disposição para levar os desafios do novo negócio. Fazendo uma gestão eficiente, e com a ajuda necessária, a empresa vai evoluir de forma sólida. Se você tiver alguma dúvida sobre franquias, ou estiver interessado em investir em seu próprio negócio, entre em contato com a equipe da Sorrix, será um prazer ter você ao nosso lado caminhando conosco rumo ao sucesso.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram