fbpx

NOSSO BLOG

O QUE É A METOLOGIA 5S E COMO ELA AJUDA NA PRODUTIVIDADE DA CLÍNICA?

A metodologia 5S é o processo que auxilia na manutenção de um ambiente harmônico e proativo, além de implantar a qualidade total nas empresas.

Essa ferramenta foi desenvolvida no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo era reestruturar o país e organizar os processos produtivos das indústrias. Com o conceito, surgiu a Qualidade no Estilo Japonês ou Total Quality Control (TQC), que é a gestão e garantia de excelência dos produtos finais.

A principal vantagem é ser totalmente adaptável. Os e S são, na verdade, palavras-chave que ajudam a promover o conceito no negócio. Cada uma das palavras representa uma etapa, por isso é fundamental entende-las antes de serem aplicadas. São elas:

1) Seiri (Utilização)

Envolve o uso consciente e eficiente de recursos. Ou seja, é preciso que o colaborador e seu gestor façam uma reflexão sobre os hábitos que eles têm no dia a dia. Há acúmulo de coisas desnecessárias? Há excesso de distração? Cabe aos profissionais verificarem o que é realmente útil e o que atrapalha a produtividade, a fim de eliminá-los.

2) Seiton (Ordenação)

Você organizou o que é útil ou não para você. Agora, envolve a organização desses materiais. Afinal, nada melhor do que ter um ambiente controlado, com as coisas dispostas para serem encontradas facilmente. Ser organizado é fundamental para evitar a perda de tempo com a procura de coisas básicas.

Isso é válido tanto para coisas físicas, quanto para seu computador, por exemplo. Seus arquivos estão organizados? Como você nomeia suas tarefas? Pense nisso na hora de fazê-las e reflita sobre como você encontrará essas informações no futuro.

3) Seiso (Limpeza)

Envolve ter o ambiente limpo, tanto exterior, quanto interior. É muito mais fácil ser produtivo assim. Já que isso se reflete na qualidade da entrega do produto ou serviço de sua clínica.

4) Seiketsu (Saúde)

Envolve o senso de padronização e saúde dentro da sua clínica. Nenhuma metodologia é aplicada com excelência se não for aceita por todos. O quarto S tem como intuito criar processos que garantam a aplicação dos demais. Seu principal objetivo é a produtividade, por isso, seu negócio deve investir em ferramentas e softwares que contribuam nesta missão.

5) Shitsuke (Disciplina)

Esta etapa é essencial, pois sem disciplina as coisas não vão funcionar corretamente. A mudança de hábitos causa outras sensações, entre elas, o reconhecimento de que a classificação e organização de ferramentas e prioridades são fundamentais.

Benefícios da Metodologia 5S

As mudanças são percebidas com o tempo. Reuniões com a equipe para ver o andamento podem ser importantes para que os colaboradores compartilhem as experiências e vejam como cada um se comporta diante da metodologia. Promova em sua equipe a sensação que as falhas existem para que se possa evoluir.

Isso trará para sua clínica diversas vantagens, inclusive no mercado. Com a Metodologia 5S, seus pacientes começarão a ver um alto padrão de qualidade. Além disso, seus colaboradores ficam mais engajados. Isso resulta em um ambiente produtivo, agradável e harmônico!

Então, que tal começar a aplicar a Metodologia 5S em sua empresa? Conte com a Sorrix para um Suporte completo em todas as áreas do negócio e maximize seus resultados. Portanto, pode falar com a gente!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram