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O quanto seu tempo é precioso para você ? Veja 4 dicas de como ter uma boa gestão do tempo

Tempo médio de leitura: 4 minutos

A gestão de tempo é um processo de priorização e organização de tarefas, não se trata apenas de programar cada detalhe, mas sim de adquirir controle sobre o seu tempo disponível. Envolve planejamento e execução, resultando em produtividade e eficiência. Pois quem administra o tempo, aumenta sua produtividade.

Administrar o tempo é uma tarefa essencial e que é difícil, mas não impossível de se realizar.  E para executar com sucesso é necessário encontrar o melhor processo para você.

Pontos positivos de uma boa gestão do tempo

  • Pontualidade e disciplina com as tarefas;
  • Gera resultados;
  • Gera confiança;
  • Metas são batidas;
  • Maior produtividade;
  • Menos Stress e ansiedade;
  • Evita problemas como frustração;
  • Evita demissão e falência.

4 dicas para alcançar esse objetivo

Estabeleça prioridades:

Determine qual tarefa é necessário realizar primeiro e qual pode ser adiado, um jeito mais simples de fazer isso é classificando as atividades por categorias: Método ABC desenvolvida por Alan Laiken na década de 70.

  • “A” – Atividades mais importantes: Tarefas diárias.

Com relação à motivação, essa deve ser a mais desagradável.

Pois a priorização das tarefas mais desafiantes deve ser feitas nas primeiras horas do dia, onde a atenção é mais focada e estamos com mais energia.

  • “B” – Atividades de segunda importância: Tarefas semanais.

Com relação à motivação, essa deve ser intermediária. 

  • “C” – Atividades de menos importância: Tarefas mensais

Com relação à motivação, essa deve ser as mais fáceis.

Diminua as distrações

Diminua o tempo perdido com distrações como whats App, redes sociais e até mesmo leitura de e-mails. Uma dica é desabilitar as notificações de mensagens do celular e alertas de e-mails. Reserve momentos do dia para checagem de mensagens.

Estabeleça metas e objetivos

Defina metas e objetivos a si mesmo e tenha o comprometimento de que sejam realistas desafiadoras e possíveis de realizar. Se esforce para concluir as tarefas antes dos prazos. Pois a pessoa que pode definir melhor os prazos é você mesmo.

Saiba usar o tempo

Não desperdice um dia inteiro em algo que pode ser feito em uma hora ou mais. Lembre-se de separar um tempo para você realizar suas atividades pessoais e ter um momento de lazer.

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