fbpx

NOSSO BLOG

Impactos do LGPD nas clínicas odontológicas

 A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), foi criada para garantir a privacidade na proteção de dados dos seus cidadãos. Buscando impedir que as empresas utilizem de forma inapropriada os dados dos seus clientes, como a lei não faz distinção de mercado ela acaba impactando também o setor da odontologia. 

 Fichas de anamnese, odontogramas, atestados, receitas, entre outros documentos, apresentam dados sensíveis dos pacientes. O descumprimento da LGPD pode trazer várias penalidades, como uma multa de 2% do faturamento líquido, além disso apresentar vulnerabilidade pode acabar acarretando em ataques de hackers, causando danos materiais ou morais.

 Para seguir corretamente a LGPD é necessário que o consultório faça um levantamento dos dados que já possui e fazer um levantamento das seguintes informações:

1- Fazer a identificação de todos os dados coletados e armazenados;

2- Identificar como estão sendo armazenados;

3- Identificar com quem compartilha os dados dos pacientes 

4- Verificar as regras de privacidade, para que fique tudo bem definido.

5- Realize um treinamento com a sua equipe para implementar boas práticas de segurança de dados. 

6-  Por fim, implemente soluções de proteção e segurança, com redes criptografadas e sistemas de monitoramento. 

É essencial que as informações sejam coletadas com consentimento, deixando claro para o titular com qual finalidade serão utilizadas. 

Viu como é importante ficar atento às regras da LGPD? Para receber dicas e notícias sobre o setor odontológico siga a Sorrix Franquias nas redes sociais!

08/03/2022

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram