fbpx

NOSSO BLOG

GESTÃO de consultórios odontológicos

A gestão de consultórios odontológicos pode parecer desafiadora para quem não tem experiência e domínio das técnicas de administração de empresas. Afinal, apesar de possuir facilidade para atender pacientes, ainda é preciso entender como atender às necessidades do negócio para fazê-lo prosperar.

Dicas para uma gestão eficiente

Abrir uma clínica não diz respeito a apenas o processo de documentação e inauguração, mas muito mais sobre gestão para fazer com que o negócio continue crescendo. E, considerando que administração não faz parte da grade curricular dos cursos de Odontologia, é preciso estar atento aos detalhes.

  1. Controle financeiro

Se você quer ganhar dinheiro com a odontologia, é preciso saber como. Tenha em mente que é essencial fazer um verdadeiro exercício de organização financeira para que seja possível não apenas manter a clínica funcionando, mas também para que você possa lucrar.

Por conta disso, é importante garantir isso:

  • Salários de funcionários, seus benefícios e direitos garantidos por lei;
  • Contas de consumo;
  • Abastecimento de produtos;
  • Manutenção de equipamentos.

A partir daí é mais fácil fazer um bom planejamento.

  1. Foco no bom atendimento

O que mantém seu negócio é o paciente. Gerir uma clínica também conta com o bom atendimento de clientes, uma vez que a maior propaganda que existe é a boca a boca (divulgação falada).

O atendimento bem feito no consultório odontológico é essencial para construir a reputação do seu estabelecimento. Ele não apenas garante recomendações para o círculo social dos que já testaram seus serviços, mas também é muito importante para fidelizar pacientes.

  1. Treinamento de funcionários

A clínica não depende exclusivamente dos pacientes, mas também de seus colaboradores. Sendo assim, é preciso focar, também, na gestão de pessoas.

Seja criterioso desde o momento da contratação: busque candidatos que estejam alinhados com as suas expectativas e com o perfil que considera ideal para ajudar a empresa crescer. Depois, faça treinamentos e incentive-os a melhorar.

Reforce a importância de seguir o Código de Ética da Odontologia e as boas práticas para atender os pacientes da melhor forma possível.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram