Está à procura de uma franquia? Sem saber o que significa os termos corretos, dificilmente você saberá o que está sendo comprado. Entender os termos mais falados no Franchising pode ajudar você a conversar na mesma linguagem deste modelo de negócio, nas buscas e negociações no momento da compra.
Confira abaixo os termos mais usados nesse universo:
- Know-how: temos em inglês que designa todo o conhecimento e experiência do modelo de negócio oferecidos pela franqueadora, sejam eles, técnicos ou operacionais, para que o franqueado possa percorrer o caminho certo.
- Franquia: é o modelo de negócio já estruturado, testado e com uma marca consolidada pela franqueadora, que por sua vez, transmite todo o know-how para o franqueado.
- Franqueado: pessoa física no qual está adquirindo a autorização para operar a Franquia.
- Franqueadora: Dono da marca e do modelo de negócio, a franquia, que formata e realiza sua expansão por meio do Franchising.
- Emresa Franqueada: Para que o franqueado possa utilizar da a marca adquirida e exercer as atividades de gestão, operação e administração, ele constitui uma pessoa jurídica, que é a empresa franqueada.
- Unidade Franqueada: estabelecimento ou local, onde o franqueado irá exercer as atividades concedidas pelo Contrato de Franquia.
- Território: área no qual o franqueado poderá atuar durante o prazo do Contrato da Franquia.
- Contrato de Franquia: Documento legal que contém todas as informações e firma a parceria entre franquia, franqueador e franqueado.
- Circular de Oferta de Franquias (COF): Mais conhecida pela sigla, a circular de oferta de franquias é um documento jurídico apresentado a todos os interessados na franquia. Neste documento deve conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94.
- Sócio Investidor: é o franqueado que realiza a aquisição da franquia com investimentos financeiros.
- Sócio Operador: é o franqueado que entra para na aquisição da franquia com mão de obra, dirigindo, e gerencia o dia a dia da franquia.
- Taxa de Franquia: é a taxa de adesão ao sistema de franchising pago pelo franqueado à franqueadora.
- Rede de Franquias: é o conjunto de todas as unidades de franqueadas da marca da franqueadora.
- Royalties: é a taxa mensal ou periódica de franquia. O franqueado precisa realizar o pagamento desta taxa para utilizar o suporte oferecido pela franqueadora e a marca.
- Taxa de Propaganda: valor mensal ou periódico, de contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.
- Fundo de Propaganda: resultado do saldo adquirido em conjunto por todas as unidades da franquia para custear os investimentos em Publicidade e Propaganda.
- Sistema de Franchising: é o sistema pensado e formatado pela franqueadora para administração de franquias, incluindo todas as normas, padrões e regras para a gestão da rede como um todo.
Agora que você já sabe quais são os principais termos do Franchising, que tal vir bater um papo com a gente? Entenda melhor como funciona o modelo de negócio da Sorrix!