Após todo o processo de formação acadêmica, atender pacientes, fazer diagnósticos e realizar tratamentos torna-se, para o dentista, tarefas usuais e rotineiras. Quando o profissional tem o próprio consultório odontológico, entretanto, diferentes atividades surgem. Afinal, nesse contexto, é preciso dar conta de todas as tarefas administrativas do negócio.
Por outro lado, a gestão em odontologia nem sempre é tarefa fácil. Tal dificuldade torna, muitas vezes, o profissional inseguro para executar atividades relacionadas ao gerenciamento da empresa.
Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Leia dicas práticas de gestão para que você saiba administrar a clínica odontológica e fazê-la crescer no mercado. Não deixe de conferir!
POR QUE É IMPORTANTE TER UMA GESTÃO EFICIENTE?
Um bom atendimento ao público depende, necessariamente, de um bom gerenciamento do negócio. Afinal, a eficiência dos processos está diretamente relacionada à forma de organização dos setores e dos serviços na empresa.
A prestação satisfatória, por sua vez, permite que a organização conquiste espaço de preferência diante do público consumidor e ganhe destaque no mercado. Por essa razão, a gestão eficiente é a chave para o sucesso do negócio.
Vale lembrar, no entanto, que, para que isso aconteça, é importante ter atenção. É preciso ter noção da financeira do consultório. E, além disso, ter consciência e controle sobre os custos operacionais e um eficaz gerenciamento de pessoas.
O QUE FAZER PARA MELHOR GERENCIAR O NEGÓCIO?
Invista em sistemas de gestão e softwares online
Sistemas de gestão podem ser grandes aliados do consultório odontológico. Isso porque os softwares online que neles são instalados contribuem muito para a integração de agendas eletrônicas, para o envio de lembretes via SMS e para o controle sobre as finanças, por exemplo.
Por meio da implementação dessas tecnologias, portanto, a gestão pode ser simplificada e automatizada, tornando os processos mais ágeis e a prestação de serviços mais eficiente.
Ofereça treinamento para a equipe
Um gerenciamento eficiente depende, também, de uma equipe qualificada para lidar com os imprevistos do dia a dia. Afinal, são os colaboradores os responsáveis pela eficiência dos processos e pela oferta de atendimento satisfatório ao cliente.
Dessa forma, quanto mais capacitados são os profissionais, mais refinado é o trabalho que desenvolvem. Por esse motivo, investir em treinamento para os funcionários é fundamental para o sucesso da organização.
Organize a agenda do consultório
Ter uma agenda organizada é fundamental para encaminhar os processos internos do consultório. Afinal, é ela que permite direcionar atendimentos, verificar a disponibilidade de horários e, dessa forma, otimizar o tempo dos profissionais.
A organização da agenda também viabiliza a confirmação de consulta com pacientes para que esses cumpram com o compromisso firmado e permite, em caso de cancelamento, preencher horários vagos.
Controle as finanças do negócio
Um erro extremamente comum em consultórios é a confusão do dinheiro pessoal com as contas da empresa. Isso gera desorganização e interfere na gestão em odontologia.
Entretanto, se, desde o início, essa divisão ficar bem estabelecida, o gerenciamento será mais efetivo e o empreendedor conseguirá estabelecer, graças ao controle das finanças, objetivos mais palpáveis.
Invista em marketing
É importante compreender que não basta reorganizar a estrutura gerencial, é necessário atrair clientes para que as pessoas confiram os serviços do negócio e interessem-se por eles.
Nesse sentido, o sucesso da empresa também depende da adoção de estratégias de marketing. Investindo na divulgação da marca, será mais fácil demonstrar o potencial da organização para o mercado e ganhar credibilidade dentro do segmento de odontologia.
COMO AS FRANQUIAS ODONTOLÓGICAS PODEM AUXILIAR NA GESTÃO DO NEGÓCIO?
Comprar uma franquia pode ser extremamente vantajoso para a gestão da empresa. Isso porque, quando adquire a cessão para o uso de determinada marca, o empreendedor recebe um modelo pronto, seguro e rentável de negócio.
Dessa forma, o franqueado conta com todo o suporte necessário para o gerenciamento do consultório. Isso, sem dúvidas, contribui para a estabilidade financeira da organização, para a garantia do retorno lucrativo e para a conquista de mais clientes.
Quando se trata de gestão em odontologia, muitos empreendedores ficam receosos sobre quais são as ações indispensáveis para a organização dos processos e para a eficiência na prestação de serviços. Nesse sentido, a compra de uma franquia odontológica pode contribuir muito para a garantia do sucesso do negócio no mercado.
Isso porque, na maioria das vezes, a franqueadora oferece todo o suporte necessário para o gerenciamento da instituição, com modelos administrativos previamente testados e aprovados.