Os profissionais que querem empreender e começar seu próprio consultório odontológico muitas vezes ficam perdidos sem saber por onde devem começar, o que é necessário comprar, como decorar o ambiente. São muitas dúvidas, e vamos tentar responder algumas delas com um check list super completo do que você precisa para montar seu primeiro consultório.
Ponto de partida: a localização
Escolher a localização do consultório é muito importante, pois vai indicar a posição socioeconômica dos seus possíveis clientes, o que ditará muito em sua clínica. Avalie a região, ter uma boa acessibilidade é extremamente importante para os pacientes chegarem até você. Não deixe de estudar a concorrência ao redor.
A estrutura do consultório
No caso de uma sala de atendimento, o tamanho mínimo é de 10m2. É o espaço necessário para colocar a mobília e ter um espaço que dê mobilidade na hora de realizar os procedimentos. O primeiro passo é decidir onde os equipamentos (como a cadeira) serão instalados, pois é a partir daí que todo o resto será definido.
Para o ambiente ficar bem funcional, é necessário aproveitar todos os espaços da sala. Uma dica legal é colocar rodinhas nos armários que são mais usados, o que vai permitir mais mobilidade.
Os equipamentos necessários para abrir o consultório
Alguns equipamentos são fundamentais para o funcionamento do consultório, então é necessário providenciá-los antes mesmo dos clientes chegares! Esta listinha vai te ajudar a não deixar faltar nada:
Equipamentos necessários
- Autoclave (mais de uma dependendo do tamanho da clínica);
- Cadeira odontológica;
- Bomba a vácuo;
- Seladora;
- Compressor;
- Kits de alta e baixa rotação;
- Fotopolimerizador;
- Raio X e colete de chumbo;
- Câmara escura;
A necessidade desses equipamentos vai depender do tamanho do empreendimento que você tem em mente. No caso de um consultório com apenas uma sala de atendimento, não será necessário todo este aparato. Se sua ideia é abrir uma clínica odontológica, muito do que está na lista vai ser útil.
Independentemente do tamanho, alguns instrumentos básicos usados no cotidiano do profissional são imprescindíveis de ter em sua clínica desde o começo:
- Luvas;
- Máscaras;
- Bisturis;
- Tesouras especificas;
As listinhas ainda não acabaram, além dos equipamentos e dos instrumentos, alguns materiais odontológicos são necessários para a clínica, alguns até para estocar. A quantia de cada um destes materiais vai depender do quanto eles vão ser utilizados.
- anestésico sem vaso;
- anestésico tópico;
- anestésico com vaso;
- bicarbonato de sódio;
- cariostático;
- cimento cirúrgico;
- cimento endodôntico;
- clorexidine 0,12%;
- clorexidine 2%;
- cones acessórios;
- cones guta;
- dessensibilizante;
- discos soflex;
- dycal;
- EDTA;
- flúor tópico;
- flúor verniz;
- formocresol;
- hipoclorito;
- ionômero de vidro;
- IRM;
- matriz metálica;
- paramono;
- pasta de polimento de resinas;
- pasta profilática;
- resinas (A1, A2, A3, A3,5, A4, B1, T, 0A2, OA3);
- roletes de algodão;
- selante;
- sugadores;
- tiras de lixa metálicas;
- tiras de poliéster;
- tricresol.
A recepção: o cartão de visita do consultório
A recepção do consultório tem um papel de destaque na fidelização do cliente. É lá que eles esperam se chegam com antecedência, ou se o profissional está atrasado. Por isso, escolha cadeiras confortáveis, e deixe o ambiente o mais agradável e aconchegante possível. Dê aos pacientes alguns mimos. Além do básico que é água e café, que tal uns biscoitinhos fresquinhos, o WIFI liberado, e principalmente, uma equipe muito bem treinada para atendê-los com educação e agilidade.
Enfim, empreender no seu consultório próprio não é nada fácil né? É muita coisa para pensar, e olha que isso aí não foi nem o comecinho. Ainda bem que você pode contar com a experiencia do time da Sorrix, e fazer do seu consultório uma clínica odontológica Sorrix. E tendo todo o apoio em cada etapa da abertura no seu negócio! Entre em contato com a gente!