fbpx

NOSSO BLOG

COMO AVALIAR O CUSTO-BENEFÍCIO?

Custo-benefício é algo que sempre vem à mente quando se trata de empreender. Ao começar um novo negócio então, nem se fala. Investir uma grande quantidade de dinheiro exige cuidado, planejamento e estudo, principalmente em saber o tempo de retorno do valor aplicado.

Não basta investir em franquias famosas e lucrativas se não é compatível com seu perfil de empreendedor. Por isso, neste post, vamos falar de algumas dicas para escolher o melhor negócio.

COMO SABER SE O PREÇO DA FRANQUIA VALE A PENA?

De início, é claro que deve ser visto o custo-benefício. Para isso, deve-se calcular o preço em cima do potencial de investimento e do retorno. Sempre pense quais as opções de rentabilidade que a franquia possui e faça uma pesquisa de comparação com os players do mercado.

Em uma franquia, tenha em mente o retorno em longo prazo. É importante avaliar qualitativamente a aquisição. Sendo assim, há três pilares de comparação:

*Breakeven: Quando o Ponto de Equilíbrio aponta para um prejuízo financeiro significa que a empresa teve um faturamento menor que o previsto naquele período apurado, enquanto um cálculo que aponta um lucro financeiro mostra um resultado positivo conquistado pela empresa no período.

*Payback: é um indicador financeiro que representa o tempo de retorno de um investimento.

*Lucratividade: é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual, que indica o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve.

*: Informações de acordo com a SEBRAE.

MODELO DE NEGÓCIOS COM POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO

Veja também como a marca é vista no mercado. Avalie o quanto ela é falada e conhecida pelas pessoas. Procure depoimento de clientes e franqueados. Do mesmo ponto de vista, compare com as concorrentes, pontuando as melhores classificadas.

Outro ponto interessante é o suporte. Não basta ter um modelo pronto e aceito pelo público. É preciso ter um forte sistema de apoio para conduzir o negócio, principalmente para alavancagem inicial. É nesse ponto que o modelo se consolida e gera resultados para ambos os lados: Franqueado e Franqueador.

TAXAS MENSAIS

O pagamento dos royalties da franquia é algo que deve ser feito mensalmente, na maioria dos casos. Normalmente, os royalties são uma porcentagem do lucro mensal da unidade – ou seja, é um valor que sai do que o franqueado fatura.

Sendo assim, é interessante que o empreendedor se informe a respeito da progressão, a fim de que tenha uma noção de como sua franquia taxas irão crescer. Logo, sempre converse com outros franqueados. Além disso, o investidor que não se sente seguro com sua organização financeira pode contar com a ajuda do suporte da franqueadora.

Mas antes de bater o martelo, é preciso fazer uma série de reuniões, além de sanar dúvidas sobre o negócio. Quer saber mais? Agende sua reunião com um de nossos consultores aqui da Sorrix agora mesmo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!