Em qualquer área é esperado ter algum cliente que não pague em dia, ou até mesmo que não pague.
Como agir nessa hora? Como chegar no cliente?
- Tenha formas de pagamentos;
Inadimplência é a dificuldade prática na hora de fechar o pagamento, nesta fase seja flexivel nos termos de negociação. Ofereça todas as formas de pagamento, tais como:
- Pix;
- Boleto;
- Cartões de débito/crédito;
- Seja natural ao falar;
Não faça da cobrança um grande problema, quase todas pessoas sabem e entendem que é mais do que necessário pagar qualquer dívida.
Vá direto ao ponto e resolva o problema com urgência.
3. Não desmereça o seu trabalho
Nem todo mundo tem conhecimento da odontologia e às vezes acaba afetando o reconhecimento do valor desse serviço. Mostre, explique e esclareça qualquer tipo de dúvida que o paciente possa ter, assim ele acaba reconhecendo e sabendo o valor que tem.
- Trace uma comunicação estratégica
Às vezes o problema do paciente pode ser a memória, às vezes acaba realmente esquecendo a data… então você pode agendar uma mensagem sobre pagamentos, isso ajuda o paciente e você a poupar alguns atrasos.
Clientes inadimplentes sempre geram dor de cabeça para as empresas. Principalmente aquelas que abriram há pouco tempo e não sabem como lidar com a situação. Independentemente do valor, é necessário encontrar mecanismos para cobrar estes consumidores. Caso contrário, o seu negócio será imensamente prejudicado no futuro.
Agora que já sabemos as principais maneiras de evitar clientes inadimplentes, é essencial ficar atento aos meios de pagamentos disponíveis no mercado e sempre oferecer novas opções aos pacientes de sua clínica!
Anotou essas dicas? Agora é só colocar em prática e recuperar os pacientes da sua clínica inadimplente.
Entre em contato com um de nossos consultores e tire esse sonho do papel.