fbpx

NOSSO BLOG

5 dicas de gestão de tempo para seu consultório

Ter atenção à gestão de tempo no consultório é um passo essencial para adotar uma rotina mais produtiva, usar melhor as horas de trabalho e alcançar resultados positivos. 

Entre os cuidados indispensáveis para otimizar seu dia a dia estão: ter uma agenda bem definida, medir o prazo que precisará para executar cada atividade e ser muito pontual nas consultas. 

Neste post, confira 5 dicas de gestão de tempo para você adotar no seu consultório!

Tenha uma agenda definida e de fácil acesso

O primeiro passo para quem deseja melhorar a gestão de tempo no consultório é contar com o apoio de uma agenda. Seja na versão eletrônica ou na de papel, é importante listar todos os seus compromissos, como revisões e tratamentos, e acompanhá-los. Lembre-se de garantir que sua agenda estará em um local de fácil acesso para que você possa consultá-la constantemente.

Defina o tempo que precisará para executar cada atividade

Além de listar seus compromissos e consultas, é importante definir o tempo que precisará para executar cada atividade. Para tanto, não deixe de considerar possíveis atrasos de pacientes e prever prazos para deslocamentos, como de casa até o consultório.

Seja pontual nas consultas

Por mais que você deixe espaço para possíveis atrasos na agenda, para gerir melhor as suas horas no consultório, é essencial ser pontual nas suas consultas. Sendo assim, garanta que cada paciente será atendido no horário marcado e fique de olho no relógio para não ultrapassar o tempo de cada consulta.

Caso perceba que o tempo está ficando apertado, ajuste sua agenda para deixar um espaço maior para cada paciente, nem que para isso tenha que reduzir o número de atendimentos por dia. Lembre-se que a qualidade do serviço deve sempre ficar em primeiro lugar.

Faça pausas no decorrer do dia

Mesmo com uma agenda corrida é ideal separar alguns espaços de tempo para pequenas pausas no decorrer do dia. Use esses momentos para relaxar, organizar, beber água e fazer pequenos lanches. 

Entenda que, para atender bem seus pacientes é preciso cuidar também do seu bem-estar. Logo, não abra mão dessas pausas, mesmo nos dias mais cheios. Elas garantirão que se sentirá bem o suficiente para fazer todos os atendimentos sem se cansar muito!

Defina os horários de trabalho e não ultrapasse

Outro cuidado importante quando o assunto é gestão de tempo, é definir bem os horários de trabalho e não ultrapassá-los! A tentação de estender ou adiantar o expediente para atender mais pacientes pode ser grande, mas não ceda.

Mas para ter uma rotina organizada, é essencial se ater ao planejamento. Portanto, garanta que seus pacientes saibam o seu horário de atendimento e que atrasos além de 15 minutos não serão tolerados. Transparência é um passo importante para ter sucesso em uma rotina.

Pronto! Agora você conhece as melhores dicas de gestão de tempo no consultório, logo, otimize seu dia a dia e alcance melhores resultados no seu negócio! 

Quer saber mais? entre em contato clicando AQUI

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram